Trabalho de Conclusão de Curso

2014.2

Título: MUSID7: Um Sistema para Recomendação de Músicas Integrando ID3 e MPEG-7 Aluno: Marcelo Tonete de Aragão Data/Horário: 12/12 às 08:0 Orientador: ResumoXXXXXXX a implementação é uma proposta para aumentar a eficiência na recomendação de músicas em relação a utilização individual de um dos conjunto de metadados. Palavras-chave: Recomendação de músicas, MPEG-7, Etiquetas ID3, descritores multimídia, [...]

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2014.2 sdsd

  Título: MUSID7: Um Sistema para Recomendação de Músicas Integrando ID3 e MPEG-7 Aluno: Marcelo Tonete de Aragão Data/Horário: 12/12 às 08:0 Orientador: Resumo O uso crescente de arquivos multimídia tem trazido um problema referente ao gerenciamento eficiente desses recursos devido ao grande volume disponibilizado na principal fonte de arquivos audiovisuais, a internet. O gerenciamento de [...]

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Personalização de Conteúdo Sensível à Programação da TV (02/08 às 11:00 Sexta-Feira)

O avan ço da tecnologia digital agregou novos recursos para a TV, ocasionando um crescimento na oferta de conte údos televisivos, possibilidade de execu ção de aplicativos interativos e conexão com a internet. Diante disto, torna-se poss ível personalizar e enriquecer as m dias televisivas com conte údo multimí dia complementar, que pode ser adquirido [...]

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Estudo Comparativo dos Mecanismos de Localização e Orientação Aplicados ao GAMEAR-FP (dia 02/08 às 10:00 Sexta-Feira)

A realidade aumentada consiste na inserção, em tempo real, de elementos virtuais no ambiente real com o objetivo de complementá-lo. Com o incremento da capacidade de processamento dos dispositivos móveis, a realidade aumentada tornou-se mais acessível, na medida em que todos os recursos necessários estão em um único dispositivo. No entanto, aumentar o ambiente não [...]

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MSG*Location: Um modelo arquitetural no domínio de aplicações sensíveis ao contexto para recuperação de mensagens em ambientes internos (02/08/2013 às 09:00 Sexta-Feira)

A computação ubíqua e pervasiva caracteriza um ambiente em que diversos dispositivos computacionais e os seus serviços estão presentes no cotidiano de forma imperceptível aos usuários. Este paradigma envolve a coleta de informações de um contexto pelo dispositivo proporcionando melhores serviços e interação com o usuário. A localização está sendo muito utilizada em sistemas sensíveis [...]

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Um Framework de Efeitos Sonoros para a Plataforma Android: DroidSoundFX ( 02/08/2013 às 08:00 Sexta-Feira)

Resumo O poder computacional dos dispositivos móveis vem evoluindo, permitindo a execução de aplicativos musicais de qualidade. Logo, uma alternativa para equipamentos como amplificadores e pedais de efeitos que possuem um custo elevado, os aplicativos de efeitos sonoros nos dispositivos móveis permitem a prática em qualquer lugar e trazem vários tipos de efeitos embarcados. Contudo, [...]

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Estudo comparativo da usabilidade de interfaces para dispositivos móveis

As interfaces projetadas para dispositivos móveis seguem padrões diferentes daquelas projetadas para aplicações desktop ou web, em parte devido às limitações físicas destes aparelhos, o que normalmente impacta em sua usabilidade. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com o objetivo comparar a produtividade de dois modelos de interface – nomeadas interface rasa e interface profunda [...]

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A Utilização da Tecnologia CUDA para Processamento Paralelo de Algoritmos Genéticos

Do problema do Caixeiro Viajante é um clássico da Inteligência Artificial em que quanto maiores os valores das variáveis envolvidas, surge maior demanda de processamento e consequentemente, maior tempo de duração da execução. Com os avanços tecnológicos, observa-se que a solução do problema está na forma como esses dados são trabalhados. Com o uso da [...]

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Construindo efeitos sonoros com o ISoundFx

Os dispositivos móveis atuais romperam com a limitação tecnológica que os impediam de processar efeitos sonoros em tempo real. Através de aplicações para smartphones, por exemplo, é possível plugar uma guitarra em um celular e ouvir os efeitos semelhantes às pedaleiras e amplificadores. Porém, para a criação de programas nesse contexto o nível de reuso [...]

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Mapeamento de Objetos Virtuais em um Cenário Real Utilizando Realidade Aumentada e Geoposicionamento

Este trabalho tem por finalidade investigar a viabilidade de mapeamento do mundo real no mundo virtual, fazendo isso dentro do contexto de um dispositivo móvel, aplicando princípios da Realidade Aumentada e Computação Sensível ao Contexto através de informações de geolocalização. Para isso foi desenvolvida uma aplicação para dispositivos móveis na plataforma Android, explorando essas tecnologias. [...]

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Análise do Desempenho de Algoritmos Utilizando Modelos da Programação Paralela em Cluster Beowulf

A computação ubíqua é um paradigma computacional que surgiu da integração da computação móvel com a computação pervasiva. Este paradigma visa integrar o mundo real com o mundo virtual de forma que não seja percebido pelos usuários. Uma área de pesquisa da computação ubíqua que está cada vez mais frequente nos dispositivos móveis é a [...]

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CAMobile: Um Framework para Sistemas Sensíveis ao Contexto na plataforma iOS

A computação ubíqua é um paradigma computacional que surgiu da integração da computação móvel com a computação pervasiva. Este paradigma visa integrar o mundo real com o mundo virtual de forma que não seja percebido pelos usuários. Uma área de pesquisa da computação ubíqua que está cada vez mais frequente nos dispositivos móveis é a [...]

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Um Framework para Aplicações Sensíveis ao Contexto em Dispositivos Móveis: Framework CAMobile

A computação pervasiva e ubíqua é um paradigma de computação que visa integrar o mundo real com o mundo virtual de modo imperceptível pelos usuários. Uma das áreas de estudo deste paradigma são os sistemas sensíveis ao contexto, que são sistemas que executam alguma ação após a coleta de informações que caracterizam um determinado contexto. [...]

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